Atualmente, doenças relacionadas à aterosclerose estão se tornando problemas sociais, especialmente nos países desenvolvidos. Em particular, entre essas doenças, o número de pacientes com doença isquêmica do coração (doença arterial coronariana) está aumentando a cada ano no mundo. Aneurisma da aorta e estenose da válvula aórtica também são considerados baseados na aterosclerose. Além disso, com o advento da terapia de ablação por cateter, o número de operações para arritmias, como a fibrilação atrial, está aumentando a cada ano.

Por outro lado, doenças das artérias coronárias, incluindo angina pectoris e infarto do miocárdio, são frequentemente observadas mesmo em gerações de trabalhadores relativamente jovens, de modo que o tratamento dessas doenças é uma questão que diz respeito não apenas à QV (Qualidade de Vida) de cada paciente, mas também se relaciona diretamente com a economia mundial. Graças ao avanço técnico e ao desenvolvimento da intervenção por cateter nos últimos anos, casos clínicos anteriormente tratados por operações cirúrgicas estão agora sendo manejados de forma relativamente menos invasiva. Juntamente com essa tendência, há um aumento nas oportunidades em que operações tecnicamente difíceis, os chamados "casos complexos", são realizadas usando cateteres.

O 'HEARTROID' é um sistema de treinamento ideal tanto para operadores iniciantes em intervenção por cateter quanto para médicos que buscam adquirir habilidades superiores. No desenvolvimento deste sistema, adotamos a tecnologia de impressão 3D, que tem mostrado avanços dramáticos nos últimos anos. Acreditamos que o sistema não apenas ajudará a reduzir os encargos, riscos e tempo de operação dos pacientes, mas também contribuirá para a eficiência na economia médica global.

Citado do site da Universidade de Osaka com sua permissão

PROJETO HEARTROID
(URL : http://www.cardiology.med.osaka-u.ac.jp/?page_id=33676